Al Zulaycha - origem dos azulejos (parte I)


Azulejo é a palavra que usamos para designar o revestimento de terracota esmaltado . Tanto em Portugal como na Espanha, os azulejos têm sido usados desde o séc. XIII para decorar paredes, tetos, lareiras, fontes entre outros.

Na verdade, essa palavra Azulejo, originou-se do árabe Al Zulaycha que significa "pequena pedra polida" e não do Azul... como muitas pessoas dizem. Realmente, existem muitos azulejos em azul e branco, mas os primeiros azulejos que apareceram na Espanha no séc. XIII eram verde, marrom e amarelo!

No início, a idéia era reproduzir os belíssimos mosaicos Greco-Romanos (veja a foto) daí que vem a busca dessa pequena pedra polida, reprodução que se daria reunindo fragmentos de azulejos esmaltados .



A carruagem de Poseidon - Mosaico - fonte theoi.com

Os primeiros azulejos conhecidos vieram do Egito e Mesopotamia, pois pelo que se sabe, já se viam nas piramides, em torno de 2.600 anos A.C. galerias revestidas com azulejos, veja a foto a seguir.

Na verdade, a esmaltação é uma descoberta muito antiga e de origem oriental, que depois acabou sendo temporáriamente perdida. Os Gregos e os Romanos para decorar suas paredes utilizavam técnicas como o afresco, stucco e o mosaico.


Primeiros azulejos encontrados 0 Pirâmide de Djoser

No sec. IX o uso da esmaltação foi redescoberta pelos Persas e dái se difundiu pelo univero Muçulmano indo desde Constantinopla até a Espanha.


Na Europa

O primeiro uso de azulejos na Europa dos azulejos esmaltados foi a técnica de reunião de pedacinhos de azulejos conhecida como Alicatado , sabe, aqueles de Alhambra?

Com maravilhosos padrões geométricos do mundo Islâmico.


Alicatado zellige.info


No entanto, a técnica Alicatado além de continuar requerendo muita mão de obra ainda desperdiçava muito azulejo. Imagina, cortar todas essas pecinhas, nessas formas específicas!


Alicatado

A partir daí, surgiu a técnica conhecida como Corda-Seca. Conseguiram enfim pintar os desenhos diretamente sobre um azulejo inteiro. Para evitar que as cores misturassem entre si, era traçado o contorno com oxido de manganês juntamente com uma substância gordurosa. Depois da queima, esse traçado tornava-se da cor preta. Com essa técnica , continuou-se produzindo os padrões mouriscos.


Corda Seca - Sevilla

Em torno de 1.500 o processo de Corda-Seca foi substituído pela técnica Cuenca e Aresta , neste caso, o desenho a ser feito era impresso no biscoito antes dele ser queimado e depois preenchia-se com a cor, sem precisar do contorno da Corda Seca.

Assim, conseguiu-se produzir os Alicatados de baixo custo. Os principais centros de produção na Espanha foram Málaga, Sevilha, Valencia e Talavera de la Reina.


Vejam azulejos antigos feito desse jeito :





e um video atual mostrando com se pinta um desses, ah... quero aprender isso também!


Bom, por hoje, fico por aqui... na segunda parte vou falar sobre a Majolica até a Art Nouveau. Até mais!!



fontes: wikipedia

azulejos.fr

23 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

                  whatsapp  11.972994652/ 12 38327130

                                          Ubatuba-SP   

                         azulejoseternos@gmail.com